sábado, 21 de janeiro de 2012

Equoterapia em Parnaíba

O que é equoterapia?

É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e necessidades especiais. (ANDE-BRASIL)

Por que o cavalo?
           O principal meio de trabalho da equoterapia é o cavalo , que tem os movimentos tridimensionais causados pelo seu dorso. Ao se deslocar ao passo, realiza um movimento semelhante à pelve humana durante sua marcha. Neste tipo de terapia, o terapeuta apenas atua como um mediador, tendo o paciente, juntamente com o seu cavalo, uma relação física e psicológica fundamental para o resultado esperado. E ainda:
- Ajuda a fornecer imagens cerebrais sequenciais e impulsos importantes para se aprender ou reaprender a andar.
- Movimento rítmico- balançante - Estimula o metabolismo, regula o tônus e melhora o sistema cardiovascular e respiratório.
- O movimento e a mudança de equilíbrio constante - Estimula o sistema vestibular e solicitam uma adaptação incessante do próprio equilíbrio, fortalecendo a musculatura e a coordenação.
- Imponência e altura do cavalo - Desenvolve a coragem, a autoconfiança, a concentração e sentimento de independência.
- Docilidade e o contato do cavalo - Desenvolve a calma, a capacidade social e a comunicação. (ANDE-BRASIL)

Onde encontrar esta terapia em Parnaíba no Piauí?
            O Centro de Equoterapia de Parnaíba funciona dentro das instalações do 2º Esquadrão de Polícia Montada, no 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí “Major Osmar”, em frente ao conjunto Joaz Souza.

Quais os profissionais que atuam na equoterapia de Parnaíba?
           Atualmente a equipe interdisciplinar da equoterapia de Parnaíba esta composta de: 01 Fisioterapeuta; 01 Psicóloga; 01 Educador Físico; 01 Terapeuta Ocupacional; 01 Fonoaudióloga e 08 Equitadores.



Como fazer inscrições?  
           O interessado deve comparecer ao Centro de Equoterapia de Parnaíba, no horário da manhã, de segunda a sexta-feira, preencher cadastro e receber um formulário específico, para que o médico possa fazer a indicação da prática da equoterapia.